segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

9 meses... Reta Final...

36 semanas...

Agora você está muito mais perto do fim da sua gestação. Neste momento faltam apenas 4 semanas, e cada dia que se passa as suas espectativas para o dia do parto aumentam mais e mais. Para muitas mães este é um momento em que elas começam a refletir toda a caminhada que percorreram desde o início da gravidez. Certamente foi uma longa jornada, e logo você poderá desfrutar de todo esse seu empenho e esforço.

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê pode estar medindo aproximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2,7 kg. Essa grande quantidade de peso que foi adquirida durante esta semana, ajudará o seu bebê a regular sua temperatura corporal após deixar o útero.
O intestino do bebê está cheio de uma substância pegajosa chamada mecônio, que será responsável por criar os seus primeiros movimentos intestinais. Alguns bebês evacuam mecônio enquanto ainda estão no útero da mãe. Quando isso acontece, o líquido amniótico pode apresentar uma coloração esverdeada e ter uma consistência aquosa. Caso sua bolsa estoure, é importante que você relate ao seu médico.
Agora as suas gengivas estão firmes, com sulcos que se parecem um pouco com os dentes, embora a sua verdadeira coloração só se torne definitiva após os três primeiros meses de vida do seu bebê.
Em 36 semanas de gestação, caso o seu bebê ainda não tenha se posicionado com a sua cabeça para baixo e os pés para cima, ele poderá mudar de posição a qualquer momento. Se isto não acontecer, o seu médico conversará com você sobre a possibilidade de parto cesárea.
Se o seu bebê nascer durante esta semana, ele provavelmente não precisaria de nenhum cuidado especial, e seria capaz de respirar por conta própria.

Alterações na vida da mamãe

Dormir pode parecer um sonho distante durante esta semana. A cada dia que se passa, achar uma posição confortável para dormir se torna uma tarefa ainda mais difícil, ainda mais quando há apenas 2 posições para escolher, virada do lado esquerdo ou do direito. Para minimizar este incômodo, cerque-se de almofadas de apoio em sua cama para deixar a superfície mais acolchoada. Esta dica realmente funciona.
Acostume-se com a idéia de ter que ir ao banheiro algumas vezes durante a noite. Seu útero está se tornando tão grande que sua bexiga não precisa encher por completo para você sentir que precisa ir ao banheiro. Por precaução, sempre mantenha a luz do banheiro acesa à noite para guiar o caminho e evitar possíveis acidentes.
A habilidade do útero e do abdômen se esticarem durante a gravidez realmente é um fenômeno extraordinário. Em nenhum outro momento da sua vida o seu corpo se comportaria da forma surpreendente como esta. O mais interessante disso tudo é que depois seis meses o seu útero estará de volta ao tamanho que era antes da gravidez.
Caso o seu bebê esteja na posição de entrega (cabeça para baixo), a pressão sobre os seus pulmões e seu estômago podem ser aliviadas, e logo o seu apetite poderá aumentar. No entanto, você poderá sentir uma sensação de formigamento ou dormência na região pélvica, devido à pressão do bebê sobre os nervos das pernas e pélvis.
Sua licença maternidade pode começar nesta semana, o que significa que você passará um bom tempo longe do trabalho. Isto pode vir como um alívio absoluto ou fazer com que você se sinta triste, especialmente se você gosta de bater papo com as suas colegas de trabalho, pois provavelmente você sentirá falta.
Parto prematuro: Se você começar a ter longas e fortes contrações regulares, é provável que seu bebê esteja a caminho.

O que você está pensando...

"Estou realmente pronta para ser mãe?"
"E se a bolsa estourar quando eu estiver no meio de várias pessoas?" 

 Futuro papai

Muitos homens lamentam a distância que existe entre eles e os próprios pais. Ao olhar para trás, costumam dizer que seus pais eram ausentes em sua infância, o que deixou marcas para o resto da vida. Ainda que os motivos para esse afastamento (em geral a necessidade de ganhar dinheiro para sustentar a família) sejam de fácil compreensão, fica uma cicatriz no relacionamento que envolve a pergunta "Como teria sido se a presença fosse maior?". Esses sentimentos mostram a importância de os pais estarem presentes e atuantes durante o desenvolvimento do filho. Pense nisso! Desde já reserve tempo para seu filho e para sua família.
A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Salmo 127:3). Os filhos são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos. Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração. Para isso é preciso que busquemos a sabedoria que vem do alto. Com toda certeza o Pai que está no céu nos dará o conforto.

5 comentários:

  1. Aiiii dá uma ansiedade de estar tão perto né?? aproveita mttttt os ultimos momentos do seu amor na barriga =]
    beeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Nessa fase eu etsva subindo pelas paredes de tanta ansiedade, queria logo ver a carinha deliciosa dele...
    Mas...Tente ficar tranquila pra que nada atrapalhe a chegada do se bbzinho

    ResponderExcluir
  3. Nossa ta chegando, semana que vem ele já vai estar a termo e pode vir a qualquer hora!!
    boa sorte pra vcs!!

    ResponderExcluir
  4. Tá chegaaandoooo! Que Deus lhe abençoe e como diz minha vó, que Ele te dê UMA BOA HORA! BJOKAS

    ResponderExcluir
  5. Reta final, amiga!!!!! Tá chegando a hora de conhecer o Pedro!!! Nossa, cada dia que passa, aumenta mais a vontade de ver o rostinho do meu filhote, também não vejo a hora!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir