quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Stop Stress

Olá!

Em período de final de gravidez, época em que a ansiedade e nervosismo estão presentes, encontrei o texto abaixo, que dá algumas dicas de relaxamento. Vale a pena tentar né!? rsrsrs...

10 dicas de relaxamento
Anda muito preocupada com o bebé que tem dentro de si, não consegue dormir, o emprego é stressante e está a ficar nervosa por causa do parto que se aproxima. Se isto lhe soa familiar, está na hora de relaxar. Aqui lhe indicamos como:

1. Exercício

Exercício fisco suave como o ioga é excelente para relaxar a mente ao mesmo tempo que trás harmonia ao seu corpo. Madona, por exemplo, é uma das grandes praticantes desta actividade. Puxar suavemente pelos músculos das pernas e braços para depois os relaxar é um óptimo e seguro exercício. Caminhar e na natação adaptada pré-parto também são óptimas opções.
2. Musica
Não estamos a falar de heavy metal ou punk. A música indicada para relaxar deve ser calma. Independentemente de ser clássica, jazz ou pop, escolha algo que a ajude a descontrair. Existem actualmente novas colecções de cds que propõem horas de descontracção ao escutar o som das ondas do mar, dos passarinhos a cantar ou da chuva.
3. Rir
Estar com amigos e partilhar momentos divertidos é uma óptima terapia de relaxamento. Rir é uma das melhores maneiras do corpo se descontrair, por isso corra já para o clube de vídeo e traga um saco cheio de comédias e muito bom humor.
4. A luz do sol
A luz do sol, o ar fresco e um passeio no parque são excelentes para aliviar a tensão. Se não lhe apetece caminhar, já ajudará ficar simplesmente sentada num banco de jardim. Ter plantas e flores em casa, para além do efeito decorativo, melhorará a sua disposição.
Aproveite a sua hora de almoço e vá lá fora, nem que seja por dez minutos. Muitas mulheres comem uma sandes no seu local de trabalho para não perder tempo na hora de almoço. Isso irá trazer-lhes ainda mais stress.
5. Terapia com água
A água é um excelente meio de descontracção. Se caminhar está a tornar-se difícil para si por causa do peso, na água não terá esse problema. Nadar é um óptimo exercício para grávidas pois mantém-nas harmoniosas e saudáveis, sem ser extenuante.
Se se sente muito cansada e tensa, um banho morno pode fazer maravilhas. Se acender algumas velas em seu redor, o relax ainda será maior. Enquanto estiver deitada dentro de água tente descontrair por completo tanto o corpo como a mente e ignorar toda e qualquer preocupação.
6. Refeições especiais
Descontraia perante um delicioso manjar (preferencialmente se for cozinhado por outra pessoa). É muito usual comer a correr mas tente, pelo menos uma vez por dia, ter uma refeição equilibrada, nutritiva e tranquila, sem pressas. Este é o momento ideal para estar e conversar com o seu companheiro e sentir-se bem consigo mesma. Por outro lado, ir jantar fora com amigos, familiares ou só com o seu companheiro também lhe fará bem – o prazer de ser servida por alguém não deve ser subestimado!
7. Meditação
Use técnicas de meditação para relaxar. Escolha um momento em que saiba que ninguém a irá incomodar e medite durante pelo menos 30 minutos.
Existem muitas técnicas diferentes de meditação. Esta é uma delas. Sente-se na vertical numa cadeira ou sofá confortável, mantendo os pés no chão (se se deitar poderá adormecer, o que não é, necessariamente, o fim do mundo porque também é uma forma de descontracção mas não é, propriamente, o nosso objectivo). Feche os olhos e inspire e expire dez vezes, profunda e lentamente. Agora pense nos seus pés. Imagine que sente um calor morno nos seus pés. Agora imagine esse calor agradável a subir pelos seus tornozelos e pernas e, posteriormente, pelo tronco e braços até alcançar o cérebro. Nessa altura todo o seu corpo está relaxado. Mantenha esta ideia pelo menos durante dez minutos.
A seguir, visualize um lugar bonito - pode ser um lugar qualquer onde se sinta segura, tranquila, liberta de stress e feliz. Imagine, por exemplo, uma cabana de madeira na montanha, uma praia deserta, uma cascata ou um por do sol sobre o mar. Deixe-se apoderar por sentimentos de calor, paz e tranquilidade. Mantenha o momento e não pense em nada que a preocupe. Se começar a sentir-se ansiosa, imagine que consegue colocar todas as preocupações dentro de um saco e que o lança ao mar ou por uma colina abaixo.
Quando se sentir totalmente descontraída, abra os olhos lentamente e tente manter esse sentimento de calma durante o resto do dia.
8. Não fazer nada
Parece tão simples mas na realidade é tão difícil! Não fazer nada não nos deve fazer sentir culpados. É apenas uma contrapartida aos outros dias stressantes que temos. Deite-se de costas com os pés elevados contra uma parede. Inspire e expire lentamente.
9. Cuidar de si própria
Vá para uma estância termal que ofereça tratamentos para grávidas. Mime-se com produtos de beleza especiais para grávidas. Compre uma jóia nova ou mude de penteado. É possível que se sinta tal e qual uma baleia e esta é mais uma razão para cuidar de si. Mesmo que o tratamento se resuma a uma limpeza de pele em casa, irá sentir-se muito melhor depois de o fazer.
10. Fazer uma pausa
Faça passeios de fim-de-semana mesmo que seja só para visitar amigos. Não se esqueça de tirar ferias antes do bebé nascer. Não sabe quando terá uma nova oportunidade depois do bebé nascer por isso tente passar, agora, o máximo tempo possível com o seu companheiro. Se já tem filhos deixe-os em casa dos seus pais ou sogros, nem que sejam só por uma noite, e faça uma espadela romântica. Também pode optar por tirar um ou outro dia e não ir trabalhar. Você precisa descansar e descontrair!
Fonte: http://www.bebevirtual.com/Gravidez-26.htm

3 comentários:

  1. Olá, obrigada pela visitinha.
    Olha, final de gravidez é cansativo msm, qndo se chega ao 8º mês, ninguém qr mais ser gestante, e sim mamãe, mas pense q tá mais perto que longe, logo vai ter seu bem maior nos braços.

    Abç...

    Naiala Xavier

    ResponderExcluir
  2. Miiih estou de volta..aeeee...rs


    Nossa menina estou tãooo feliz de estar em casa, parece q esse dia nunca iria chegar,foi dificil demais, mas graças a força de vcs e Deus agora estou bem e em casa..claro com varias restrições, mas cada dia ficarei melhor

    Obrigada mais uma vez por tudo...e vc como esta?
    Um bjo enorme

    ResponderExcluir
  3. Oi Mih!! Passei pra conhecer seu cantinho e retribuir a visitinha!! Menina, final de gravidez é dureza mesmo...eu antes da gravidez já tinha escoliose, dai com o peso da barriga sofri um bocado, e sofro ainda..rs rs!!

    Mas daqui a pouco seu pequeno vai estar nos seus braços e tudo isso vai ser passado...

    Beijos ILUMINADOS!!

    ResponderExcluir