quinta-feira, 31 de março de 2011

A Difícil Arte de Amamentar

Oieee!!!

Gente, nunca pensei que amamentar fosse tão complicado. Sempre imaginei que seria apenas colocar o peito na boca do bebê e pronto o bezerrinho faria o resto do trabalho.

Afff... triste engano... kkkkkkkkkkkkk...


Amamentar é uma verdadeira arte e exige muito de nós mães.

Antes continuar com esse assunto, gostaria de deixar claro que tenho pleno conhecimento dos benefícios da amamentação materna, mas desde que engravidei, tive convicção que não levantaria bandeira alguma, que faria o melhor que pudesse pelo meu filho, sem nada de paranóia. Tipo:
Tenho que amamentar no peito.
Tenho que ter parto normal.

Tudo isso é muito bacana, mas se não for possível paciência, portanto, às mamães que por algum motivo não consigam amamentar no peito, ou ter PN, não se martirizem, o importante é que seus filhotes nasçam e cresçam de maneira saudável.

Voltando ao assunto do post... 

Quando tive o Pedro não consegui amamentar de imediato, pois meu leite demorou cerca de 1semana para descer, nesse meio tempo tive que dar o famoso Nan, aos poucos conforme meu leite começou a descer, fui colocando ele no peito, mas ele não conseguia sugar, então eu tirava o leite do peito e colocava na chuquinha. Porém, cada dia ficava mais difícil para ele pegar o peito, sem falar no fato de que meu leite estava diminuindo. Não via a hora de ir ao pediatra para ouvir opinião de um profissional e assim resolver esse problema, afinal opiniões ouvi muiiiitas, que me deixavam mais confusa ainda... afff.... rsrsrsrs...

Foi então que a pediatra me orientou a acordá-lo de duas em duas horas durante o dia para que ele pegasse o peito, me explicou que como ele dormia muito, acabava acordando esfomeado... rsrsrsrs... e não tinha paciência de sugar o peito, então a briga estava armada... kkkkkkkkkkkkkkkk... Segui a orientação da pediatra, sob muitos protestos...

"não acorda o menino, o sono sustenta"

"depois vc.vai ter que ir na médica para ela te ensinar como fazer ele dormir"

E deu super certo, no 1ºdia ele acordou com muito custo, com a maior cara de preguiça e mamou no peito muito gostoso. Oba!!! E apartir daí foi muito mais fácil, mamando no peito, ele passou a sentir fome mais cedo e não foi preciso acordá-lo, ele mesmo já dava seus gritos... e que gritos... rsrsrsrs... pedindo o leitinho da mamãe, depois ele voltava a dormir sossegado.

O Nan passou a ser usado apenas a noite, por volta das 22:00h e depois às 4:00h e raramente durante o dia quando a fome parece estar maior que o costume e o peito não dá conta do bezerrinho...kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Dica: como não tinha o bico dos seios bem formado, usei a concha de amamentar, foi excelente.

Recomendo!

E foi assim que o dilema da amamentação parece ter tido um final feliz, agora meu gatinho está desfrutando do leitinho gostoso da mamãe e todos os seus nutrientes. E olha que o meu gatinho está se saindo muito bem, sugando direitinho, sem provocar rachaduras ou fissuras. Já a mamãe aqui está tendo a oportunidade de sentir a deliciosa sensação de amamentar.

Hummm!!! Que hora boa!!!

9 comentários:

  1. É não é fácil mesmo.... Eu fiz um post sobre isso no meu blog tb há um tempo atrás...
    A gete cresce vendo aquelas fotos lindas de mães amamentando em revista e nem imagina a realidade por tras disso tudo...
    É divino? é!
    É incrivel ve-los engordar e crescer só com nosso leite? É!
    Dá uma satisfação ve-los parar de chorar no nosso peito? Sim....

    Porém...
    Tem que ter paciencia...
    Tem que ter ouvido seletivo aos conselhos...
    Tem que se preocupar com a nossa alimentação, hidratação, quantidade de sono (mesmo quando não se pode dormir)...
    Tem que doar BOA parte do tempo para amamentar..
    Tem que.. tem que e tem que... a lista é enorme...

    No final.... alguma dúvida de que vale a pena???? NENHUMA!!!!!

    Beijos do meu Pedrinho para o seu Pedrinho...

    ResponderExcluir
  2. O bom de tudo é que agora o Pedrinho está desfrutando ao máximo dessa experiência com você. É bom né? Eu acho maravilhoso amamentar, fico olhando para meu filhote e quando ele tá acordado fica olhando pra mim...lindo!!!

    Acho que eu sou a minoria, não tive problema nenhum até hoje para amamentar, meu leite desceu no 2 dia depois do parto, apesar de que 1 dia antes o Elias ficou literalmente mamando o dia todoooo, mamava e chorava pq tinha fome e eu exausta...daí que a enfermeira cuidou dele por 4 horinhas e eu dormi, quando acordei estava vazando leite! E desde então meu problema é que tem leite demais, daí as vezes o filhote se engasga...rs rs.

    Desfrute muito dessa experiência entre mamãe e bebê!!! Ele tá um fofo!!!

    Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Que bom, que está conseguindo!
    Adorei saber que as conchas funcionam! Eu já estou usando pra preparar o bico, umas 2h por dia como recomendou minha médica!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. realmente não é facil, eu sofri muito e fiquei muito feliz de ter conseguido amamentar até os 4 meses, mas ele não quis mais e eu tmb não fiquei na neura de: tenho que amamentar até os 6 meses,como se fosse obrigação.Foi bom o tempo que durou, e ele decidiu que não queria mais, tudo bem que fiquei triste, mas agora vejo que respeitar o tempo dele foi a melhor coisa que fiz.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. AMAMENTAÇÃO É BEM LINDO DE SE VER NAS PROPAGANDAS, MAS NA REALIDADE É TUDO MUITO DIFICIL MESMO! EU TBM LUTEI UM MONTE PRA MANTER A AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA, E CONSEGUI, ATÉ OS 5 M. E DEPOIS DISSO COMEÇOU COM FRUTINHAS PQ NO 6º MÊS IRIA COMEÇAR NA CRECHE.
    MAS É UMA LUTA CONSTANTE MESMO, SÓ EU E OUTRAS MAMÃES COMO VC SABEMOS. MAS GRAÇAS A DEUS VALE MUITO A PENA, E É ÚNICO NÉ! É UMA TROCA DE AFETO E AMOR MUITO GRATIFICANTE!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mih! Obrigada pelos parabens no meu blog...viu! rs
    Li sobre a amamentação aki, e menina eu confesso q tenho um pouco de medo desse momento...Deus que me ajude!rs
    Seu baby é lindoooo...uma fofurinha!
    Acho q vou começar a usar a concha alguns periodos do dia neh...o q acha?
    Um beijo grandee

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo! Da-lhe peitão!!! Ainda bem que vc não desistiu nem de vc e nem do seu filhinho!!!

    VIVAAAAAAA o peitão e o leite da mamãe!!!

    Bjo e boa mamada!!!

    Jana

    ResponderExcluir
  8. Ai que bom que bom que vc consegui acertar a rotina e a "pegada" do Pedro...é tão bom qdo a amamentação materna da certo...
    Tomara que eu consiga sem muito esforço viu!
    Adorei a foto...
    Bjus bom fds!

    ResponderExcluir