terça-feira, 12 de abril de 2011

Absurdos que sou obrigada a engolir

Gente, tem coisas que nos deixa chateados...

Fomos impedidos de realizar o curso de batismo hoje, pois o padrinho do meu pimpolho não é casado na igreja. Achei um absurdo, o que foi classificado como lei de Deus. É impressionante como as pessoas tem coragem de atribuir a Deus regras criadas pelo próprio homem. A moça que nos atendeu ainda me disse que eu não posso escolher para padrinho uma pessoa que não exerce o sacramento do matrimônio, esse é o principal valor a ser ensinado a um afilhado??? O irônico é que os pais não precisam ser casados, então quem deve dar o exemplo!?!
Fiquei muito indignada, afinal ao escolher os padrinhos para o meu filho é lógico que iriamos optar por  pessoas que confiamos e que acreditamos que irão exercer a função de padrinhos com zelo e carinho. Então quer dizer que os valores da igreja se resumem em ser casado ou não!? Muito medíocre pro meu gosto.
Desculpem minha revolta, mas acho que essa atitude não passa de um ato de disriminação, tão repulsivo como os casos de raça, poder aquisitivo, entre outros. É muito facil rotular as pessoas, atitudes como essa só fazem afastar ainda mais as pessoas da igreja. 

5 comentários:

  1. Mi,
    Linda deixa eu tentar te explicar.
    Primeiro, sou católica e já questionei muito as regras da igreja, mas indo atrás para me aprofundar vi que são muito bem embasadas. A Igreja não decidiu que os padrinhos que você escolheu não servem só para te contrariar, é claro.. ao contrário, a igreja quer te ajudar a escolher as melhores pessoas para serem padrinhos para o seu Pedrinho.
    E funciona assim, o padrinho e madrinha serão responsáveis, juntamente com os pais, a ensinar as doutrinas da igreja católica, já que você está pedindo o batismo para essa igreja.
    A igreja enxerga que uma pessoa para ensinar essas doutrinas deve concordar com elas e segui-las. Um católico para morar com uma pessoa deve contrair o sacramento do matrimonio, e se o casal que vc escolheu para padrinho não contraiu esse sacramento, a Igreja imagina que não estão preparados para ajudar seu Pedrinho no sacramento do batismo.
    É como querer ser professor universitário sem ter se formado no ensino médio entende.
    A Igreja não quer afastar ninguém, ela quer que se você decidiu seguir a religião, siga-a direitinho.
    Quanto aos pais, te informaram errado, o certo mesmo é que os pais sejam casados também, é o que está escrito no catecismo da igreja católica. A maioria das paróquias não batiza qndo os pais não são casados.

    Mi, tente conversar com um padre, ele vai saber te orientar direitinho. E se quiser fale comigo ok.

    Enquanto não consegue o batismo para o seu Pedrinho, peça para um Padre abençoa-lo! O que acha?

    Beijos
    (espero que não fique chateada comigo por ter escrito isso tá... beijos)

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu vim aqui te explicar o motivo e vi que a Bruna já deu uma super explicação.
    Realmente, vc não pode escolher um casal que não seja casado para batizar o seu filho por todos os motivos acima... No meu caso, meus padrinhos são o irmão e a irmã da minha mãe. Eles não eram casados na época, mas como não representavam um casal, foi tudo bem e a igreja permitiu numa boa.

    Quando os pais não são casados, algumas igrejas tb se recusam, embora algumas hoje já entendam que não devem recusar a criança por causa de um erro dos pais. Mas os padrinhos, ainda assim, se forem um casal, devem ser casados, por todos os motivos que a Bruna explicou!

    Um beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ah, e claro, não se deve esquecer nunca que o principal papel dos padrinhos é auxiliar os pais na caminhada religiosa.
    Esse negócio de padrinho ser quem cuida dos filhos na falta dos pais é apenas representativo, pois a lei mesmo determina q a guarda da criança fique com os avós, os padrinhos exercem o apoio na caminhada religiosa.Essa é a principal função do padrinho.
    Por isso a igreja não permite que seja uma pessoa que viva contra os que mandam os sacramentos.
    E carinho e amor, tenho certeza que o Pedrinho vai receber deles e da família toda!

    Acho que seria legal vc dar uma revisita no conceito do sacramento do batismo antes de tomar a sua decisão!

    ResponderExcluir
  4. ONTEM MESMO EU TBM ESTAVA ATRÁS DE CURSO PARA PADRINHOS E DE UMA DATA PARA BATIZAR O PIETRO. EM ALGUMAS TBM ENFRENTEI ESSE DILEMA. MAS CONSEGUI UMA EM QUE OS PADRINHOS DEVERIAM SER SOLTEIROS DE FATO (Ñ TER NAMORADA, hehe, mas como vão saber isso né? kkk)CASO Ñ FOSSEM CASADOS E NÃO SEREM AMASIADOS COM NGM E TBM NUNCA TEREM SIDO CASADOS, E TERIAM QUE TER FEITO CRISMA....
    É UMA COISA BEEEEM NADA A VER OQ ELES PEDEM, RSRS.

    TENTE OUTRA IGREJA! FOI OQ EU FIZ...

    BJKS

    ResponderExcluir
  5. Oii Mi, como vai o pimpolho???
    Nõ imaginei que tivesse tanta burocracia pra batizar uma criança na igreja católica afff!!
    bjs

    ResponderExcluir