quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gripe!?

Olá!

Estou numa gripe feia e dor de garganta.

Afff... ninguém merece. 

E o pior é que passei para o meu pimpolho, ele está com o narizinho entupido, espirrando mais que o normal e com febre. 
Dei o remedinho que a pediatra havia me indicado para essas emergências e fiz um chazinho. Agora ele está dormindo e eu estou aqui, apreensiva pela sua recuperação.



O bebê amanhece espirrando, com os olhos vermelhos, o nariz entupido. Os pais logo suspeitam: é gripe ou resfriado. A chance é grande. Uma criança normal pega de sete a dez infecções respiratórias por ano até os 5 anos. São causadas por vírus. A gripe é acompanhada de febre, dor muscular e na garganta, coriza congestão nasal. "Os sintomas são parecidos aos do resfriado, porém mais intensos. O resfriado passa em alguns dias, a gripe apresenta maior risco de complicações, como otites e pneumonia", alerta o pediatra Marco Aurélio Sáfadi, do Hospital São Camilo, em São Paulo. Nos primeiros meses, se o bebê é amamentado no peito, está mais protegido. "A mãe lhe transmite anticorpos pelo leite", explica Renato Yamamoto, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). É por essa razão que, em geral, as primeiras gripes e resfriados coincidem com o início do desmame. 

Narizinho entupido
O resfriado raramente é acompanhado de febre. Coriza e congestão nasal são os sintomas mais comuns. O bebê fica irritado porque o narizinho entope. "As vias aéreas das crianças são menores e ficam facilmente obstruídas. Como antes dos 6 meses elas não sabem respirar pela boca e muito menos assoar o nariz, o desconforto se agrava", afirma Yamamoto. A recomendação é limpar o nariz com soro fisiológico e dar bastante líquido ao bebê, medidas que facilitam a eliminação das secreções. Em caso de febre, os pais podem medicar com o antitérmico recomendado pelo pediatra. Os mesmos cuidados, somados à inalação com soro fisiológico ou analgésicos para aliviar as dores no corpo, também amenizam os sintomas da gripe. Pomadas descongestionantes e xaropes expectorantes são contra-indicados.É importante, ainda, manter o ambiente sempre arejado. "Crianças que freqüentam berçários ou têm contato com cigarro estão mais suscetíveis às infecções respiratórias", ressalta Sáfadi. 

Fonte: Revista crescer

7 comentários:

  1. Melhoras pra vocês!! Por aqui tb estamos nos recuperando de uma gripe!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. melhoras e obrigada pelo carinho!!!



    Baby beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mih que judiação seu bebe com gripe...Melhoras pra vcs 2...
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Gripe é um saco ninguém merece mesmo! Melhoras pra vc's 2 Mih !
    beijinhos... Otimo feriadão e uma Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir
  5. Ai Mi, que chato. Espero que melhorem logo!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Poxa Mi, que chato essa gripe em?
    Melhoraas!
    Beijoos

    ResponderExcluir