quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gripe!?

Olá!

Estou numa gripe feia e dor de garganta.

Afff... ninguém merece. 

E o pior é que passei para o meu pimpolho, ele está com o narizinho entupido, espirrando mais que o normal e com febre. 
Dei o remedinho que a pediatra havia me indicado para essas emergências e fiz um chazinho. Agora ele está dormindo e eu estou aqui, apreensiva pela sua recuperação.



O bebê amanhece espirrando, com os olhos vermelhos, o nariz entupido. Os pais logo suspeitam: é gripe ou resfriado. A chance é grande. Uma criança normal pega de sete a dez infecções respiratórias por ano até os 5 anos. São causadas por vírus. A gripe é acompanhada de febre, dor muscular e na garganta, coriza congestão nasal. "Os sintomas são parecidos aos do resfriado, porém mais intensos. O resfriado passa em alguns dias, a gripe apresenta maior risco de complicações, como otites e pneumonia", alerta o pediatra Marco Aurélio Sáfadi, do Hospital São Camilo, em São Paulo. Nos primeiros meses, se o bebê é amamentado no peito, está mais protegido. "A mãe lhe transmite anticorpos pelo leite", explica Renato Yamamoto, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). É por essa razão que, em geral, as primeiras gripes e resfriados coincidem com o início do desmame. 

Narizinho entupido
O resfriado raramente é acompanhado de febre. Coriza e congestão nasal são os sintomas mais comuns. O bebê fica irritado porque o narizinho entope. "As vias aéreas das crianças são menores e ficam facilmente obstruídas. Como antes dos 6 meses elas não sabem respirar pela boca e muito menos assoar o nariz, o desconforto se agrava", afirma Yamamoto. A recomendação é limpar o nariz com soro fisiológico e dar bastante líquido ao bebê, medidas que facilitam a eliminação das secreções. Em caso de febre, os pais podem medicar com o antitérmico recomendado pelo pediatra. Os mesmos cuidados, somados à inalação com soro fisiológico ou analgésicos para aliviar as dores no corpo, também amenizam os sintomas da gripe. Pomadas descongestionantes e xaropes expectorantes são contra-indicados.É importante, ainda, manter o ambiente sempre arejado. "Crianças que freqüentam berçários ou têm contato com cigarro estão mais suscetíveis às infecções respiratórias", ressalta Sáfadi. 

Fonte: Revista crescer

7 comentários:

  1. Melhoras pra vocês!! Por aqui tb estamos nos recuperando de uma gripe!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. melhoras e obrigada pelo carinho!!!



    Baby beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mih que judiação seu bebe com gripe...Melhoras pra vcs 2...
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Gripe é um saco ninguém merece mesmo! Melhoras pra vc's 2 Mih !
    beijinhos... Otimo feriadão e uma Feliz Pascoa!

    ResponderExcluir
  5. Ai Mi, que chato. Espero que melhorem logo!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. owww tadinho.... melhoras viu? bjsss

    ResponderExcluir
  7. Poxa Mi, que chato essa gripe em?
    Melhoraas!
    Beijoos

    ResponderExcluir